terça-feira, 27 de novembro de 2007

A responsabilidade de ser dono

Um dia desses estava conversando com um amigo sobre cães e começamos a falar sobre posse consciente. Uma conclusão foi tirada: não tem como ser um dono de cachorro e seguir a risca o que mandam os manuais de proprietário.

Por mais sensata que seja a idéia de posse consciente a história de cães modelo é utópica. Ouve-se muito dizer que os carroceiros é que sabem como educar os cães, que a relação é perfeita e que é assim que nós deveríamos ser. De fato eles têm o que se pode dizer de relação politicamente correta. Os cães são bem treinados, andam junto, não são estressados e pode-se dizer que são muito equilibrados. Aquela fórmula do “exercício, disciplina e carinho”. Porém, nós reles mortais não conseguimos dedicar 100% do nosso tempo nem com os filhos, imagine com os cães. Coitado deles, que dó de nós!

Mas nada de desespero! Afinal de contas quantas relações perfeitas existem? O mais importante nessa história é muita responsabilidade de nossa parte. Estejamos preparados para educar os cães da melhor forma possível. Afinal de contas hoje contamos com inúmeras técnicas que minimizam o estresse resultante da ansiedade.

Algumas técnicas estão disponíveis na internet, outras em livros da área. O importante é a pesquisa.

Quanto maior a quantidade de informação, menor a possibilidade de erro.

Nenhum comentário: