terça-feira, 17 de junho de 2008

Passeio radical

Estava olhando o passeio de cães pequenos e percebi uma característica interessante. Em grande parte dos casos os donos acham importante ejetar seu animalzinho do solo a cada sinal de perigo. Fico imaginando o que se passa na cabeça do cachorrinho.

Se eles gostam:
"Cachorro grande se aproximando, para o alto e avante!"
"Vamos atravessar a rua. Com emoçãããão!"
"Que cara mal encarado. Iiiiuuuupiiiii!"

Mas se não gostam:
"Cachorro grande se aproximaaaaaaaaaaaaaando."
"Oh não! Vamos atravessar a rua!"
"Pessoa estranha... Viiixi. Ai minha coluna!"

Tudo bem. Concordo que não sabendo o que fazer na hora nossa primeira atitude é proteger o nosso cão carregando-o no colo. E fazemos isso de maneira instintiva, como agimos com nossas crias. Mas o fato é que para o cão isso tem uma mensagem diferente. É um reforço para o estado mental naquele momento. Por exemplo: Se ele estiver com medo e o pegamos no colo, colocamos na cabeça dele que aquele acontecimento é ruim, o que pode se tornar uma fobia com o tempo.

O que é bacana fazer, então? Aprender mais sobre cães! Lugar de cachorro é no chão, pois é em solo firme que ele aprende a ser calmo.

Você deve estar se perguntando agora: Então não posso pegá-lo nunca no colo? Sim, você pode! Mas tente fazer isso em momentos mais tranquilos, para não assimilar o colo com proteção, apenas com carinho.

Tratar um cachorro como tal é a maior demosntração de amor que você pode dar!

Nenhum comentário: