sábado, 6 de março de 2010

Por que os cães fogem?

Basicamente existe uma razão para o cachorro permanecer junto à você ou dentro de casa. Porque é gostoso! Como assim?!

Simples. Os cães precisam apreciar a companhia ou a permanência em determinado local. E eles o fazem quando se sentem seguros. Se sentem tranquilos! E esta segurança se cria quando mostramos ao totó que ele não precisa se preocupar com as ameaças que existem. Melhor. Que ele não precisa se preocupar, pois não há ameaças que você, dono, não possa lidar.

Quando eles fogem de nós eles estão simplesmente exercitando seus instintos de cachorro. Saem em disparada para reconhecer o ambiente, demarcar, outras só para caminhar, às vezes para gastar energia, em algumas até para fugir de maus tratos. Fato é que eles não se sentem confortáveis com a situação de obedecer. De permanecer sob seus cuidados ou olhos. E a razão? Falta de clareza na relação. Como assim?
Tratar o cachorro como cachorro é respeitar sua natureza, sua essência. Quando fazemos isso de forma clara, com postura, com gentileza, eles percebem que podemos de forma equilibrada proporcionar toda segurança e bem estar que eles precisam.

Claro que não nascemos sabendo fazer isso. Assim como não nascemos sabendo andar, falar, dirigir bicicleta, carro... Aprendemos. Hora uma pessoa próxima nos auxilia, hora buscamos ajuda de profissionais para nos ensinar.

E garanto. A partir do momento que você, dono, conseguir tratar seu cãozinho como tal as fugas tão recorrentes irão cessar. Por respeito a você e por seu respeito com ele!

Tente! Mude! E tudo dará certo!

Nenhum comentário: