segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

O que é e como funciona uma reabilitação de cachorro

Recebi algumas perguntas sobre o funciona o tratamento para cães problemáticos. Desde o princípio deixo claro que mudar o cão não é problema. É muito difícil arrumar o comportamento dos donos! Sim! Um cão se recupera em 2 meses(Em casos mais raros, pois o normal é de duas semanas a um mês), ao contrário do ser humano. É difícil perder vícios do dia-a-dia, e isso acaba refletindo na eficiência da reabilitação.

Antes de mais nada é preciso que o dono esteja 100% diposto a mudar algumas rotinas, como uma reeducação, para que aí sim um tratamento funcione.

Cães são sistemáticos e gostam de rotinas. A natureza diz isso. Seus instintos são muito fortes. São muito mais felizes fazendo seu papel de cachorro no grande teatro da vida, não o de humanos. Exercícios são fundamentais para manter a saúde física e mental, assim como manter a disciplina. E o carinho, onde fica? Em terceiro lugar. Se os exercícios físicos e de disciplina foram feitos, não há problema algum em dar um afago. Exercícios, disciplina e carinho, nessa ordem. Assim diz a regra número 1!

No começo é difícil, eu concordo. Mas é preciso dedicação. Ter um cão, um gato, um peixe ou qualquer outro animal é uma grande responsabilidade. Responsabilidade de mantê-los vivos e saudáveis. Responsabilidade de estudar as melhores formas de criá-los e aplicar. Responsabilidade de mudar sua conduta para oferecer uma vida digna a eles. Nessas horas que eu digo a todos os que querem um bicho de estimação. Estudem antes de comprar. Não comprem por impulso. Um animal vive muito tempo e é uma barbaridade não oferecer o seu melhor para ele.

Essa discussão do melhor animal vai longe, por que vai muito além do que é mais adequado para cada um. Quando entra o caráter emocional na jogada, não existe muita regra. Apelo pro bom senso. No caso dos cães Existe uma raça mais interessante para o modo de vida de cada um. Pense nisso.

Voltando a reabilitação de cães, o ponto de partida é aceitar que existe um problema e que é preciso solucioná-lo. Muito antes de um acidente acontecer o cachorro sinaliza que algo está errado. E isso você pode observar! Cães que puxam no passeio, que latem incontrolavelmente, que destroem objetos em sua casa, que fazem "arte" quando você não está, que não respeitam seus comandos, que protegem excessivamente algo ou um lugar e por aí vai. Apenas alguns casos, e veja quanta coisa eles mostram.

Os problemas resultantes disso são bem comuns. Fugas, constrangimento, agressões... É posssível resolver isso. E devemos. Podemos! Basta querer. E fazer!

Um bom profissional identifica o problema e junto com o dono elabora a melhor forma de solucioná-lo. Tratamentos existem aos montes. Assim como técnicas. Eu recomendo soluções que sejam o mais abrangentes possíveis. Afinal, como disse, o problema é sempre um resultado de vários incidentes. Evite soluções imediatistas. Geralmente corrigem um problema e criam outros mais! O saldo final não é legal!

Experimente! Você vai se surpreender com as mudanças!

Nenhum comentário: