segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Sobre cães e gatos

Cachorro é cachorro, gato é gato. Óbvio? Nem tanto!

A simplicidade da expressão esbarra em conceitos erroneamente pré-estabelecidos. Quem não lembra das histórias infantis ou dos desenhos na TV? A velha guerra entre cães e gatos. Aliados em algumas situações, grandes rivais em outras, mas sempre retratados como dois lados da mesma moeda.

Felinos são muito diferentes dos canideos, canídeos são muito diferentes dos felinos. Basta observar o dia-a-dia de um gato e um cão e podemos facilmente identificar essas diferenças. E se observados na natureza? Mais ainda! O dia-a-dia, o meio social, a interdependência entre indivíduos, o modo de se alimentar, de caçar, de interagir com o ambiente... No convívio com humanos os gatos acabaram sendo vítimas dos cães pelo simples fato desses serem caçadores natos de coisas que se movem. Nada além disso.

E por que tantos casos de relações estáveis e bem sucedidas entre cães e bichanos? Uma resposta tão simples mas com a maior carga de verdade possível. Socialização! É muito importante acostumar seu cão à experiências novas. Novos ambientes, outros cães, outras pessoas, outros animais... Um desafio que traz somente resultados positivos!

Em uma analogia barata poderia dizer que um gato está para um cachorro assim como um pato está para uma iguana. ;)

Nenhum comentário: