terça-feira, 6 de maio de 2008

Imagem não é nada

Na publicidade existe um ditado: Não importa o que você seja, mas sim o que os outros acham que você é.

Parece funcionar bem no mundo humano, mas no mundo canino isso não funciona muito bem. Na verdade, essa premissa é um fracasso total. Se você não está bem pode enganar a todos dizendo que está tudo ótimo, mas nunca um cão.

Os cães são exímios observadores. Talentosos detectores de mentira ou, na melhor definição, enxergam somente a verdade.

A leitura corporal é precisa. E eles passam o dia fazendo isso. Aprendendo cada mudança na sua fisionomia, no jeito de caminhar, de gesticular, de falar, a combinação de todos os fatores. Tudo com um único propósito: conhecê-lo. Conhecer para testar sua liderança, conhecer para antecipar uma ação sua. É... Por trás da carinha bonitinha se esconde um espião de primeira!

Mas não se assuste! Nenhuma dessas informações têm o propósito de alarmar, mas sim de instruir. Afinal de contas, quanto mais conhecemos nosso companheiro, melhor vivemos com ele.

Na prática como isso pode ajudar? Simples. Sabendo que seu cão faz uma análise da sua postura, demonstre o que você quer. Além de pensar, é preciso fazer.

Passe os sinais certos ao seu cão antes que ele possa ter uma interpretação errada do que você quer. Demonstre com firmeza. E quando falo com firmeza não é com grosseria, mas sim com gentileza. Lembre-se da expressão corporal relaxada, não largada. Do tom de voz sereno. Nada de emoções nos comandos. Mantendo a calma você consegue resultados excelentes!

Equilíbrio é a chave do sucesso nessa relação.

Nenhum comentário: