sexta-feira, 2 de maio de 2008

Cara de um, focinho do outro

Já reparou como os cães se parecem com os donos? É curioso observá-los, pois percebemos muitos traços semelhantes de personalidade. Parece brincadeira, mas não é! Cara de um, focinho do outro, como se diz por aí.

Esse é o efeito espelho. Com a convivência os indivíduos assimilam características da personalidade do outro. Assimilam tanto os pontos positivos quanto os negatios. No caso dos cães, estes podem se espelhar no dono sendo seguros, calmos e tranqüilos ou ter temperamentos instáveis como agitação, ansiedade e medo. Por isso é tão importante para nós mantermos a calma e tranqüilidade. Faz bem para gente!

Cães são pura terapia! Nos ajudam a sermos mais equilibrados. Ops. Alguns pensaram agora: "me ajudam sim a ser desequilibrado! Ele é um arteiro"!

Lembre-se. Cara de um, focinho do outro. Nada que seu cão demonstra é por acaso. Você autorizou esse comportamento. E com essa autoridade deve desautorizá-la!

Como já disse e repito. Uma mudança das nossas atitudes não passa desapercebida pelos cães. Muito pelo contrário. Eles assimilam muito rápido! Só para ilustrar, isso é o que se passa na cabeça deles: "Opa! Esse membro do grupo está demonstrando equilíbrio e liderança. Devo obedecer as regras. Devo seguí-lo. Devo agradá-lo".

Claro que existem ulgumas pedras no caminho, algumas complicações. Mas nada mais que desafios a serem superados! Está vendo? Cães são terapia. Uma lição de vida!

Viva com respeito e dedicação e terá um grande companheiro.

Nenhum comentário: