quinta-feira, 24 de abril de 2008

Os espaços de casa

É muito comum ouvirmos frases do tipo: "em casa tem um quintal grande, não preciso passear com ele"; "ele tem muito espaço em casa"; "o quintal é SÓ dele"; entre tantas outras afirmações.

Os espaços que disponibilizamos para nossos cães em nossas casas podem parecer muito espaçosos e aconchegantes, mas na realidade não são. Por mais que a área seja grande, não é o suficiente para o cão se exercitar. Para eles é necessário que hajam estímulos externos que exercitem a sua inteligência.

Grande parte dos problemas de comportamento dos cães tem origem na falta de exercício e disciplina do cachorro. Quando ficam ociosos irão procurar o que fazer, o que aprender. Aí surgem os medos, fobias, obsessões, danos aos móveis e no imóvel, entre outros.

Então o que são esses estímulos e de onde vêm?

De nós!

Como responsáveis por essa vida é nosso dever proporcionar o bem estar físico e mental dos bichinhos. E para isso acontecer temos que oferecer atividades que exercitem o cachorro. É muito importante dedicar tempo a eles todos os dias. Caminhadas, disciplina, brincadeiras e uma rotina alimentar. Cuidar da educação deles! Afinal de contas é nossa responsabilidade!

Nenhum comentário: