sexta-feira, 11 de julho de 2008

Cães bravos

Ultimamente temos vivido uma verdadeira caça às bruxas quando o assunto é cachorro bravo. No topo da lista estão os "pitbulls", cães demonizados por toda uma sociedade. Aqueles seres horripilantes que aparecem em dramatizações baratas feitas pelos sensacionalistas de plantão.

Mas e a verdade por trás da natureza dos ataques? E a manipulação das informações que chegam até nós? E a falta de abordagem sobre os donos, verdadeiros responsáveis pelos acidentes fatais? E os milhares de ataques, mordidas e machucados realizados pelas outras tantas raças? E a omissão dos números que apontam as raças pequenas como os grandes vilões nos acidentes com mordida? É fato que cães de raças de rinha ou grande porte têm de ter uma educação especial e um treinamento diferenciado, mas porquê não abordar a verdadeira razão desses acontecimentos?

Não quero encaminhar o assunto para uma discussão técnica sobre violência e mordidas, mesmo porque é fato que pessoas foram atacadas e até vieram a falecer. O que quero apontar é o foco do problema. Donos despreparados, proprietários sem responsabilidade. A falta de preparo e de postura é que levam a estes acidentes sérios.

Entender a mente de um cão respeitando os seus limites é fundamental para manter o controle da situação. Respeitar o cachorro como ele é e não como um pequeno humano é a primeira coisa que devemos pensar. E principalmente não reforçar comportamentos que possam levar a um acidente! Como exemplos: Cabo de guerra e brincadeiras de morder.

Na maioria dos casos de ataque ouvimos histórias de cães que eram "muito dóceis", mas que surtaram. Bom, quando nos sentimos intimidados temos três opções: Fugir, paralizar ou contra-atacar. E com os cães fica muito evidente isso. Na maioria dos casos temos cães tranqüilos, "na deles". Em certo momento alguém ou alguma coisa os incomoda, gerando um estado de atenção, medo ou pânico. Se encontrar cães que não se sentem a vontade com contatos, pessoas correndo atrás ou cães, procure deixá-los na deles. É mais saudável para todos.

Em outra categoria temos os cães dominantes, aqueles que não se intimidam. Nesses casos devemos ter uma atenção especial, pois um ataque deles pode ser mais perigoso.

Cães dominantes, como falei anteriormente, são aqueles que tomam conta das situações do cotiadiano, por conta da falta de estabilidade ou postura do dono. Puxam no passeio, latem para visitas, mordem, chamam para brincadeira, tomam a sua frente quando você vai em direção à algum objeto ou pessoa e etc.

Cães que tomam a postura de dominantes assim o fazem pelo simples fato de manter a segurança do grupo. Simples assim. Viver ou morrer. Sobrevivência. Donos sem postura, cães confusos. Para não existir confusão, alguém precisa "arrumar a casa". Entender como funciona a cabeça deles é fundamental.

Busque informações, reflita, mude suas atitudes, antecipe as ações dos cães e principalmente respeite eles como são: cães.

Nenhum comentário: