terça-feira, 22 de julho de 2008

Sensações

Já pararam para pensar em como sentir é importante para nosso dia-a-dia? Sentir os cheiros, as cores, as formas, as texturas, os gostos, os sons...

Esses dias me perguntaram sobre cães que surtavam quando saiam de casa. Verdadeiros alucinados por postes, matinhos ou qualquer coisa que estivesse ao alcance de seus focinhos. Pois bem. Uma das possíveis e prováveis explicações para a situação enlouquecedora e descontrolada é a falta de socialização. O que isso quer dizer? Simples. Que o seu cão tem pouco acesso à interação com novos ambientes, pessoas e outros animais. Por isso reagem de forma descontrolada. Querem aproveitar ao máximo o momento. E sem controle seu cão pode ser uma ameaça para você, para os outros e para eles mesmo.

Para nós a primeira impressão que temos de novas situações é visual. A forma, as linhas, contornos e cores. É assim que conhecemos algo novo. É assim que sabemos se estamos seguros ou não.

Para os cães é diferente. Eles conhecem o mundo pelo cheiro. Os odores dizem tudo! Na linguagem deles claro. E principalmente o que é importante para o bem-estar.
Com uma fungada eles sabem quem somos. Se eles falassem, com uma cheirada poderiam dizer por onde andamos, o que comemos, quantos animais acariciamos, quem cumprimentamos... Maluco assim!

Sinta-se na pele deles e perceba como é importante esse sentido. O poste mostra para eles quantos cachorros passaram por ali. O cheiro das fezes diz se um outro cão tem uma melhor alimentação. Pelas orelhas sabem o sexo do outro cão. O cheiro do cio é sentido à grandes distâncias...

Imagine-se trancado em um quarto monocromático por horas, sem que haja qualquer estímulo sensorial diferente. A única permissão para sair é daquela uma hora diária. Nesses 60 minutos você tem acesso a um mundo colorido, cheio de estímulos visuais. Agora estenda essa situação por dias, meses, anos. Aqui você terá uma leve noção de como funciona a cabeça de um cão que tem pouco contato com o mundo. Uma vez que eles conhecem tudo pelo cheiro, entendeu agora por que eles saem desesperados na rua, cheirando tudo o que podem em um rítmo frenético?

Socialização. A melhor maneira de manter um cão saudável e tranqüilo.

Nenhum comentário: