quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Agressividade

Estou retomando esse assunto depois de muitos comentários ouvidos em vários grupos de discussão. Afinal de contas, os cães são agressivos?

Existe uma confusão enorme quando o senso comum se refere a agressividade canina. Mostrar os dentes é sinal de agressividade? Depende. Morder é sinal de agressividade? Depende também. A interpretação vale para cada um, concordo. Do ponto de vista semântico quando algo ou alguém é agressivo, em essência, quer dizer que é hostil ou ofensivo. Mas existe um problema sério. À essa palavra estão atrelados muito mais desinformação e pontos negativos do que se deveria ter.

Falta de conhecimento. Um cão pode ser hostil? Claro. E ofensivo? Sem dúvida. Mas nem todos os casos são assim. E afirmo que a grande maioria não é. E qual a razão para tanta desinformação? A cultura.

Temos uma cultura que não foca a responsabilidade no trato de animais. Desde crianças aprendemos o que é um pato, um gato, um cachorro. Mas não aprendemos como cuidar, educar, incentivar. Um erro que custa a reputação dos bichinhos.

Com os cães é mais complicado pelo próprio fato deles serem mais próximos do nosso cotidiano. Temos mais representantes dessa espécie no nosso convívio que outras. Mas a desinformação é a mesma.

Uma mudança plausível e possível pode ser feita através da busca de informações. Aprendermos o que é um cão, de onde veio, como aprende, a interação com o humano e nosso papel nesse processo é fundamental para desmistificar essa imagem ruim.

Devemos fazer esses questionamentos: "Quero?", "Posso?" e "Devo?" Ser um dono de cão é ter a responsabilidade por uma vida. Não saber lidar com a situação por falta de informação é dar muita sorte ao azar. Claro que existem muitos casos de proprietários que nunca estudaram e têm cães relativamente obedientes. Aqui deixo claro que ser obediente não é ser estável, tão pouco equilibrado. Porém não tem consciência da razão para tanto. Conhecer as maneiras de lidar com um animal de estimação é respeitá-lo como ele é.

Voltando a agressividade. Se soubermos como funciona a cabeça de um cão saberemos educá-lo. Saberemos "ler" o que eles nos mostram. Evitamos assim falhas de interpretação e, principalmente, situações desagradáveis com amigos, conhecidos e desconhecidos.

Nenhum comentário: