quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Liderança

Olá pessoal! Depois de alguns dias estou voltando aos posts aqui no blog! E para recomeçar com chave de ouro vou retomar o tema Liderança.

Sei que já falei bastante sobre o assunto, mas a cada dia que passa, a cada aula que eu dou, tenho mais certeza de que grande parte dos probleminhas(problemões!) que as pessoas têm com o comportamento de seus cães partem da falta dessa palavrinha.

No dia-a-dia é que temos a grande possibilidade de exercitar a postura e condutas apropriadas com os "fiótes". Uma rotina apropriada mantém a estabilidade dos cães e conseqüentemente o bem-estar do lar.

Para ilustrar melhor o que mantém a estabilidade remeto à fórmula de sucesso do comportamentalista Cesar Millan: exercício, disciplina e carinho, nessa ordem. Essa fórmula é o resultado da análise do modo de vida saudável das alcatéias, que são os grupos de lobos selvagens. Sim! Seu cão é descendente de lobos! Do pequeno pinscher ao grandioso irish wolfhound. E como tal precisa ter uma disciplina "selvagem" para manter a estabilidade. Em outras palavras: Respeite o cão como cão, fornecendo tudo o que ele precisa para se sentir como tal e ele será eternamente grato.

E é aqui que entramos na jogada. Os cães nos consideram membros de seu grupo. Não tem nada de "um bicho que vive entre nós." Somos sim cachorros estranhos. Entender esse conceito é compreender o grande "segredo" para se manter um cão tranqüilo e feliz! E qual o grande lance? Mostrar para eles que entendemos a linguagem deles e principalmente somos líderes. Liderança é postura; é conduzir de forma segura uma caminhada; é mostrar os limites; é recompensar.

Nada de complicado. Mas claro que para funcionar é preciso que exercitemos a liderança diariamente. Sem cansaço, sem "falta de tempo." Ter um cão é responsabilidade! É dedicação! E eles nos agradecem de coração.

Muitas lambidas para vocês!

Nenhum comentário: