sexta-feira, 8 de junho de 2012

Adoção de cães

Faz um tempo que tem ocorrido uma situação um tanto complicada com adoções de cães, a incompatibilidade. Para falar deste problema é importante abordar o assunto de um outro ponto de vista.

Cães são seres vivos que, assim como nós, carregam uma porção de experiências passadas, as quais moldam a sua maneira de ser e agir nas mais diversas situações. Quando tem uma história equilibrada, com afeto, orientação e condicionamento apropriados o cachorro lida com as situações de uma forma mais tranquila. Do contrário apresentam em suas atitudes comportamentos inadequados do ponto de vista social, o que acaba gerando muito desentendimento com seus pares e com nós, humanos. Saltitar, abanar o rabo, latir... São algumas de tantas outras maneiras que os cães têm de se comunicar. Da mesma forma um rosnado ou mordida.

Entre nós existem aqueles que são considerados agressivos, espaçosos, inconvenientes. São o fruto de experiências traumáticas passadas. Não são menos humanos por isso. Assim como nós os cães também carregam estas experiências. A reação às situações acaba sendo um resultado de tudo o que eles passaram.

A queixa mais comum é a demonstração de agressividade. E qual a diferença entre demonstrar agressividade e ser agressivo?

Em linhas gerais os cães que demonstram agressividade tem esse comportamento apenas em situações específicas, nas quais indentificam uma possível ameaça, uma agressão, e acabam apresentando comportamentos mais intensos, a fim de afastar o perigo. Cães agressivos têm uma questão um pouco mais complexa, que envolve controle exagerado das situações. Neste caso o cachorro entende que a única forma de lidar com as situações é através da agressão.

E por que deixar claro a diferença?

Cães que têm um conhecimento prévio de situações calmas e apaziguadoras podem ser tratados e ter o comportamento inadequado revertido com relativa rapidez. E na grande maioria dos casos é justamente essa a questão. É comum os relatos de cães difíceis em ambientes externos, com estranhos (humanos, caninos, felinos), mas que no ambiente da família são adoráveis.

Não é uma tarefa fácil reverter comportamentos inadequados, mas sem dúvida não é impossível! É necessário claro paciência e técnica. Mais que um bom jogo de adestramento e passeio o cachorro precisa de disciplina familiar. Educação vem de casa!

É um pouco demorado reverter comportamentos do que ensinar o certo desde o início. Fato.

O que recomendo com certeza é o preparo antes de uma adoção. Além de espaço apropriado e rotina saudável, a futura família precisa de orientação, que pode ser oferecida por um profissional. Assim como nós temos nossas regras sociais, os cães também têm. E para nos comunicarmos com eles é importante aprender essa lingua! Quando os dois lados se entendem não há conflito!

Tenha uma vida feliz com seu cachorro!


Nenhum comentário: