quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Cara de "louco" é sinal de atenção!

A cara de "louco" é bem característica. Respiração excessivamente ofegante, olhos arregalados, expressão facial tensa, inquietação. Esses são alguns sinais que identificam ansiedade. Nesses momentos é comum que os donos tratem o momento como pura felicidade. Mas a “felicidade” do bichinho esconde um problema sério que precisa ser tratado ou no mínimo minimizado. Perceba se seu cão tem algum desses sinais em momentos de exaltação. Ou todos! Aquela “cara feliz” é um atentado à saúde do cão! Verdade!

É sem dúvida a confusão mais comum que encontramos. Felicidade no mundo canino é serenidade. Um cão feliz da vida é calmo e relaxado. Não é obsessivo nem compulsivo. Fica zen.

Há muitos casos em que os cães chegam a ter ataques de pânico por conta da ansiedade, o que pode levar a uma fuga ou agressão, entre outras coisas. Outro sintoma é o surgimento de comportamentos compulsivos, como ficar se lambendo ou correndo atrás do próprio rabo. Em casos mais graves podemos ver cães que não conseguem sossegar ou dormir!

Saúde física e psicológica é fundamental.

Vacinas em dia, controle de parasitas e visitas periódicas ao veterinário são atividades comuns e essenciais para os cães dos grandes centros urbanos.

Existem outras doenças que podem deixar o seu cão debilitado. Falarei mais sobre elas em outro post.

Nenhum comentário: