sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Filhotes novos, novos filhotes.

No ano novo podemos ter uma certeza: Têm novidade chegando. Seja em um emprego, uma viagem, um novo carro, uma planta, um aquário, roupas novas, novos amigos ou um grande amor... E por que não uma família maior? E por que não um cãozinho? Ou outro? Um novo integrante na família é pensar em mais um espaço ocupado dentro do lar, concordo, mas nada que um bom preparo não resolva!

Muita gente está a fim de ter um cachorro e acho que é uma excelente época para se pensar nisso. Boa parte de nós, meros mortais, estamos de férias, o que é muito bom para um começo legal com o filhote. É nesse período que a boa educação do totó está em formação.

Quando se pensa em cachorro surgem diversas dúvidas. Como começar? Onde procurar? Qual raça? O que ele precisa? Comida boa ou barata? Qual o perfil mais bacana do novo melhor amigo? Depende. Como tudo na vida.

É uma certeza? Nunca. E isso é a melhor parte! A única certeza é que um cachorro jamais será um tédio. Cada dia será diferente.

Mas por onde começar então? Antes de mais nada é importante verificar com toda a família se haverá um comprometimento com o novo integrante. Ocorre com freqüência um equívoco na hora da compra. Adquirir um cachorro sem se preparar é um risco muito grande à saúde física e mental de todos os envolvidos. Assim como na educação de um filho é preciso muita responsabilidade. E responsabilidade pressupõe responsável! Posse responsável. Posse consciente. Lembre-se sempre disso!

Um cão é um ser vivo (brilhante...). Mas sério. Como um ser vivo ele vai precisar de comida e água diariamente além de outros cuidados como a higiene e a saúde. Esteja preparado. Sobre a alimentação falarei em um post mais adiante.

Procure saber com antecedência o padrão da raça e suas necessidades. Cães mestiços ou sem raça definida são muito bacanas também! A falta de pedigree é compensada por um carinho e devoção sem tamanho! Evite cães de trabalho ou grande porte em ambientes pequenos ou se você não vai poder dedicar muito tempo aos exercícios. Atento ao “muito tempo”, porque você vai precisar dedicação diária! E exercícios diários! Nada de preguiça!

Ah! Cuidado com o excesso de zelo. Como uma criança mimada o cachorro criado sem limites pode se tornar um grande problema. Já dizia o comportamentalista César Millan: exercícios, disciplina e carinho são fundamentais. Nessa ordem!

Ter um cachorro é uma grande responsabilidade. Mas apesar do trabalho, é uma tremenda satisfação. É uma quantidade ínfima o número de pessoas que ficam insatisfeitas. Eu pelo menos não conheço uma pessoa que se arrependeu de ter um cachorro.

Se tiver problemas para identificar a melhor raça ou dúvidas de como se preparar é importante buscar ajuda de um profissional!

Nenhum comentário: