quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Pulgas e carrapatos

Toda vez que seu cão sai para o mundo, algumas medidas preventivas devem ser tomadas para zelar pelo bem-estar do seu animal e de sua casa. Altamente recomendado!

Na rua, na praia ou no interior existem muitos riscos. Dois deles que podem incomodar e causar transtornos são os parasitas externos conhecidos como pulga e carrapato. Acho que a maioria de nós conhece essas duas pestes.

Coça, machuca e dá uma péssima impressão.

Fique atento aos locais com grande circulação de cães! E não é só isso. Outros freqüentadores podem trazer esses chatos. Pombos e cavalos, por exemplo.

Mas nada de ficar alarmado! Jamais! É um problema, sem dúvida, mas tem solução! Cachorro tem que brincar sim. Tem que passear e muito mais. Com a correta higiene dos locais e a utilização de produtos específicos. Controlar a higiene dos lugares pode ser difícil, mesmo porque na maioria são locais públicos. Mas do seu cão você pode cuidar! Hoje no mercado existem diversos produtos que fazem o controle dessas pragas. Seja via oral ou aqueles bastões chamados de pipetas, que se derrama o líquido na nuca do cão.

O tratamento mais eficiente depende dos locais que você freqüenta com seu cachorro e da freqüência das visitas. Lembre-se, claro, de obedecer o tempo certo entre as aplicações.

Fato. Em locais infestados pode ser que seu cão receba uma visita de algum desses dois penetras, mas se você faz o controle corretamente não precisa se preocupar! Esses invasores não se proliferam e não há o risco de uma surpresa desagradável.

E como diria o velho ditado: Siga as orientações do veterinário.

Nenhum comentário: