quinta-feira, 27 de março de 2008

Cães fujões

É muito comum ouvir histórias de cães que fogem de casa. São espalhadas pela cidade faixas com dizeres emocionados. Crianças doentes, gratificações generosas e coisas do gênero.

É chato isso, pois a fuga é um acontecimento que pode ser evitado. Basta que o dono busque conhecimento sobre cães, virando referência para o cachorro e, principalmente, educando-o bem.

Claro. Nós não nascemos sabendo de tudo. Aprendemos ao longo de nossa vida as nossas lições. Por isso da importância tão grande, e sempre reforço isso, de buscar informações a respeito dos cães.

Uma dica para o caso de você ainda não se sentir seguro sobre seu cão. Para aqueles que têm uma tendência a fugir, é sempre bom usar uma coleira com uma plaquinha contendo o nome do cão e um telefone de contato. Caso alguém o encontre fica mais fácil de acioná-lo. A Bayer oferecia até pouco tempo uma opção bacana de registro de cães. De forma gratuíta o dono registrava o seu bichinho no site e eles enviavam uma medalha com um número de série e telefone para contato. No momento esse trabalho de distribuição gratuíta está suspensa. Uma pena. Mas fique atento! Parece que eles vão voltar com a campanha.

Para aqueles que perderam seu animal, folhetos em pet-shops com informações do animal desaparecido, como nome, raça, cor, características físicas e telefone de contato são uma boa opção. De maneira geral esses estabelecimentos ajudam bastante as pessoas com esse problema.

Só uma informação de segurança, ainda mais nessa cidade maluca em que vivemos. Use sempre o bom senso quando se encontrar em uma situação dessas. Evite divulgar muitas informações pessoais e receber o "salvador" em casa.

Para finalizar, uma dica de comportamento. Nunca puna o seu cão por voltar para casa. Mesmo que dentro de vocês esteja um vulcão entrando em erupção, contenha-se. É importante que o cão assimile que voltar para casa é bom, e não motivo de punição.

Nenhum comentário: