quinta-feira, 6 de março de 2008

Olhe a hora da brincadeira!

Como muitos devem ter lido e ouvido de várias fontes existe um pedido de atenção muito grande para uma faixa de horário dentro de nosso dia. Das 11:00 horas até as 16:00 horas é bom evitar atividades físicas. O calor causa um desgaste muito grande, podendo trazer graves conseqüências à nossa saúde. E com os cães não é diferente!

Evite atividades, passeios e brincadeiras nesse horário. Com o calor a probabilidade de desidratar é muito alta, o que pode levar a danos ao organismo. Outro problema sério são as queimaduras, tanto por exposição ao sol quanto por contato no solo.

Sim! O sol queima a pele dos cães também! É mais comum em raças com pouco pêlo. Por precaução é bom utilizar protetores solares. Existem produtos específicos para cães. Consulte o veterinário de sua confiança.

O chão é outro grande problema. É comum pensar que as patas dos cachorros são preparadas para todo tipo de terreno. Não é bem assim. As almofadas têm uma boa resistência, mas são partes do corpo desprotegidas, como nossos pés. Elas podem sofrer queimaduras quando entram em contato com superfícies muito quentes. O asfalto é o maior exemplo e o mais comum. Cuidado! Se for inevitável passear nesse horário, evite locais descampados. Prefira sempre ruas arborizadas. A vegetação é uma barreira física que diminui e muito o aquecimento.

Lembre-se sempre de deixar água disponível para seu cão. E tente levar uma garrafinha para ele nos passeios. Nos dias mais quentes é essencial!

Nenhum comentário: