terça-feira, 4 de março de 2008

Peitorais, guias retráteis e coleiras no passeio de rua

Já pararam pra prestar atenção nas pessoas que passeiam com cães na rua? Quem nunca se deparou com a cena do cão puxando o dono, levando-o para passear? A condução do passeio feita pelos pequenos peludos, e a cara de "saco-cheio" do ser na outra ponta da guia.

Pra que ser assim? Para quem vive a situação não é uma delícia um passeio calmo e tranqüilo? E para quem não vive, não seria muito bacana isso?

Educação é o primeiro passo, mas ajuda e muito usar os equipamentos certos. Já falei aqui do enforcador que é, na opnião geral, o equipamento mais eficiente no treinamento dos cães. Agora falarei um pouco dos equipamentos pouco eficientes.

Peitorais. As coleiras peitorais são derivações dos equipamentos usados nos animais de tração. É propositalmente feito para não machucar o cão e até por conta disso não tem efeito educativo. Tanto que é com ele que vemos com maior freqüência cães puxando desesperadamente seus donos, sem que estes consigam um mínimo de controle. Para aqueles cachorros educados pode ser usado numa boa, mas para os mais inquietos é bem inadequado. Cuidado!

Guias retráteis. Esse material funciona perfeitamente com treinamento de cães a média distância. Para treinamento somente! No passeio de rua é um equipamento complicado, principalmente por que não permite o controle do animal. Apenas o deixa conectado ao dono, sem que esse possa ter o comando da situação. Perigo!

Coleiras. As coleiras são a forma mais antiga de conter os cães. Porém elas tem a mesma funcionalidade de uma coleira peitoral, com o agravante de poder machucar o cão. Como medida de segurança eu concordo com sua utilização, pois nela podemos colocar a identificação e informações importantes do nosso totó, mas para a educação no passeio de rua é bem complicada. Se for um cachorro educado, qualquer equipamento é funcional. Se não for, um enforcador e um bom curso são as melhores opções! Certeza!

Quando pensarem em equipamento para educar o seu cão, lembrem-se da guia e do enforcador. Simples e funciona!

Existem outros equipamentos no mercado. O melhor é conversar com um profissonal para conhecer as opções que existem para você! Bom passeio!

Nenhum comentário: