terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Correção de comportamento - As dicas que aparecem por aí...

Valeu pessoal pelas visitas ao blog! E também pelas críticas e sugestões!

Só uma sugestão sobre os sites que coloco aqui no blog. Todos têm muita informação bacana e importante para a evolução do tratamento adequado dos cães desse nosso Brasil. Mas sempre que lerem informações sejam criteriosos, principalmente no que se refere a comportamento de cães.

Cuidado com as sugestões de correção de problemas. Em grande parte foram informações extraídas de manuais antigos, que apontavam para soluções imediatas, sem se preocupar com os problemas decorrentes de tais atitudes.

Por exemplo, existem muitos textos que indicam o emprego de jatos de água no rosto dos cães quando estes estiverem fazendo algo inadequado. Pode ser que funcione, assim como pode ser que o cão tenha um medo irracional de água. Barulhos altos seguem o mesmo princípio. Podem corrigir um problema, mas resultar em outro. E em vários casos até piores que o primeiro. Cuidado máximo com técnicas milagrosas ou imediatistas de correção de comportamento.

Por isso recomendo muita leitura e estudo. É bom reservar um tempo para isso. E consulte sempre um profissional.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bem Ferdi, concordo e assino embaixo... cada caso é um caso... e não recomendo fazer de maneira alguma como alguns fazem em repreender o cão com um jato de extintor (afff)


Belissimo trabalho venho acompanhando e espero estarmos evoluindo e profissionalizando cada vez mais a profissao. Tinhamos de ter saraus com discussoes e pessoas interessadas, que acha???